Estamos nos aproximando da Black Friday, e como essa data representa muitas oportunidades para as PMEs, decidi trazer alguns dados de mercado e boas práticas para que vocês possam tirar o máximo proveito desse momento.
Muitas Empresas tiveram que se adaptar em 2020. Isso criou uma verdadeira corrida para entrar no mercado digital. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram mais de 150.000 novas lojas virtuais durante o período de quarentena, e os que não se arriscaram a criar um e-commerce entraram em grandes marketplaces como Magazine Luiza e Amazon, responsáveis por faturar 30 bilhões de reais no período.
Essa mudança de estratégia é importante porque a Black Friday é habitualmente on-line e mobile no Brasil. Como mostra estudo da MCC & NET de 2019, 55% dos consumidores compraram via celular e, ao que tudo indica, este ano o número será ainda maior, devido à ampliação da oferta e o aumento do uso dessas plataformas durante a pandemia. Desse modo, você precisa estar com seu e-commerce rodando perfeitamente na versão mobile ou até pensar em montar um aplicativo se tiver orçamento disponível.
Além disso, tem dois pontos que serão grandes fatores de sucesso nesse momento. O primeiro é a atração de Clientes. O mesmo estudo mostra que 80% dos consumidores esperam encontrar melhores preços, e não a famosa metade do dobro. O segundo é cumprir a promessa, ou seja, cumprir o valor ofertado e, principalmente, o tempo de entrega. Essa foi a principal razão de reclamações em 2019, de acordo com o Reclame Aqui, com 49,62% das pessoas questionando atrasos na entrega. Então, é importante que você pense na sua cadeia logística nesta data para não ter problemas.
Em resumo, prepare-se para uma grande oportunidade durante a Black Friday. Pense em como melhorar sua experiência on-line, principalmente em dispositivos móveis, ofereça bons preços para atrair Clientes e garanta que as datas de entrega serão cumpridas. Seguindo isso, você tem grandes chances de ter uma Black Friday braba.